1. SEGURANÇA PARA A PARTE CONTRATANTE
A presença de um perito judicial confere à parte contratante mais tranquilidade diante de possíveis processos judiciais que podem ser relacionados a qualquer área, desde engenharia, tributária, médica, operacional, administrativa, financeira, entre outras.
2. APOIO TÉCNICO NO PROCESSO
Nos processos e procedimentos onde o juiz identifica a demanda da perícia técnica, o perito das partes é denominado assistente técnico, e tem como tarefa dar o suporte necessário à parte, o que é de importância crucial para esclarecimento dos pontos técnicos no processo.
3. CONHECIMENTO TÉCNICO
Através da consulta ao perito judicial, o advogado terá embasamento técnico para as argumentações. Além disso, o perito atuará na estratégia do conteúdo técnico do processo / procedimento.
Entre as tarefas do perito judicial, em caso de processos já em andamento e na etapa da pericia judicial, destaca-se o desafio da tentativa de convencimento do perito sobre a tese de defesa de um objeto em questão.
Os responsáveis no processo serão questionados sobre possíveis riscos apontados por um perito judicial. Sendo apenas um profissional especializado na área capaz de responder tecnicamente e tirar as dúvidas do perito.