Em muitas recuperações judiciais tem-se falado sobre a relação entre os registros contábeis e a boa-fé. Como se sabe, um registro contábil está ligado a um sistema de auto conferência, visto que um lançamento no ativo deve corresponder a um lançamento no passivo e vice-versa, de forma que os registros necessitam de uma dobrada para sua perfeição.
Resta, aqui, compreender como a boa-fé ingressa ou é discutida neste tema. Na realidade, a vida social nos obriga a estabelecer um conjunto de relações com outras pessoas, em uma grande teia de negócios jurídicos.
Imaginar toda esta gama de relações baseada na ausência total de confiança, seria um caos, visto que ninguém se envolveria, em qualquer amplitude ou aspecto da palavra, com ninguém. Por outro lado, pautar as relações na confiança absoluta, afastaria a realização de instrumentos como os contratos, que servem de previsão para um eventual inadimplemento.
Leia matéria na íntegra: https://www.conjur.com.br/2023-fev-19/loboe-dias-boa-fe-registros-contabeis-fraude-gestao
#peritocontabil #peritocontábil #periciacontábil #períciacontábl #viladaserra #novalima #belvedere #recuperaçãojudicial #registroscontábeis #boafé #sistemaautoconferência #lançamentoscontábeis #negóciosjurídicos #relaçõesinterpessoais #confiança #contratos #inadimplemento